Relatorio compostos ionicos
TECNOLÓGIA EM PROCESSOS AMBIENTAIS
COMPOSTOS IÔNICOS, MOLECULARES E METÁLICOS
CURITIBA
2011
1.INTRODUÇÃO
Em um composto iônico existem íons ligados numa estrutura gradeada através de ligações iônicas. Para formar um composto iônico é necessário pelo menos um metal e um não metal. O elemento metálico geralmente é um íon de carga positiva (cátion), e o elemento não metálico um íon de carga negativa (ânion), Portanto, numa ligação iônica, ocorre a atração eletrostática.
Esta atração entre os íons é uma atração forte, o que determina as características físicas destes compostos.
Como a atração entre os íons ocorre em todas as direções forma-se uma grade denominada retículo cristalino.
Para que ocorra a fusão do retículo precisamos de uma considerável energia, por isso os compostos iônicos possuem elevado ponto de fusão e ebulição, geralmente são sólidos e muito duros.
O ponto de fusão está relacionado com as interações entre partículas
(átomos, íons e moléculas). Compostos que possuem fortes interações entre partículas, terão maiores pontos de fusão.
Os compostos iônicos não conduzem corrente na fase sólida (quando os elétrons estão firmemente ligados uns aos outros), mas conduzem na fase líquida ou em solução aquosa, quando os íons adquirem mobilidade.
Para que haja condução de corrente elétrica é necessária a presença de elétrons livres, com mobilidade.
O composto que se dissolve originando uma solução que conduz corrente elétrica (solução eletrolítica) é chamado de eletrólito.
Nos compostos moleculares. Ponto de fusão e ponto de ebulição baixos por possuírem somente ligações covalente em seus átomos Em moléculas gigantes e macromoléculas, o ponto de fusão(P.F) e o ponto de ebulição(P.E), são muito altos, predominando assim o estado líquido. Para conduzir corrente elétrica é necessário que os