Relatorio Coloracao Gram
Discentes: Maiara Beatriz Lima
Marco Tulio Oliveira Ferreira
Cruz das Almas, BA
Fevereiro de 2015
Introdução
A maior parte dos microrganismos apresenta falta de pigmentação, tornando-os incolores, para que possamos observar alguns destes seres é necessário usar algum tipo de corante, seja para salientar estruturas ou mesmo para tornar evidente todo o microrganismo. Os corantes podem ser classificados em vários grupos, como corantes naturais, neutros, corantes simples e específicos, a aplicação do corante ideal vai depender do microrganismo e de quais estruturas se quer evidenciar. (TORTORA; et al, 2006)
Normalmente células são carregas ou positivamente ou negativamente, um fator que torna isso possível e o bombeamento de elétrons, em microbiologia este gradiente eletroquímico favorece a coloração dos microrganismo pois para corar os normalmente utiliza-se corantes carregados positivamente ou negativamente (ácidos e básicos). (SOARES; et al, 1987; TORTORA; et al, 2005)
O método de coloração utilizado durante a pratica foi o método de Gram, que consiste na utilização de diversos corantes e solventes para pigmentar os microrganismo. Por este método é possível corar de diferentes cores alguns tipos de microrganismos. Utilizando-se desta forma de coloração conseguimos diferencia bactérias gram-negativas (rosa) de gram-positivas (azul)
Objetivos
Conhecer os diferentes tipos de corantes e formas de coloração;
Aplicar o conhecimento teórico de coloração de Gram;
Discutir o motivo das diferentes colorações observadas.
Material e Métodos
Durante a aula foram utilizados os seguintes materiais:
Jaleco;
Roteiro de aula pratica;
Microscópio óptico composto;
Cepas de microrganismos;
Lamparina;
Alça de inoculação;
Pipeta Pasteur;
Solução salina fisiológica 0,85% estéril;
Cristal violeta, lugol, álcool 95% e fucsina
Lâminas com microrganismos;
Óleo de imersão; Solução de limpeza para as lentes do microscópio;