relatorio cations
- Experimento 13.2:
Identificação e separação de cátions do grupo llA
OBJETIVO:
O objetivo principal deste trabalho é identificar e provar experimentalmente a presença de cátions do grupo lIA, chumbo (Pb+2), mercúrio (Hg2+2), bismuto (Bi), cobre (Cu), e cádmio (Cd), em uma solução problema através de técnicas de análises químicas, entre elas: precipitação e mudança de coloração; observar as reações que os cátions do grupo IIA apresentam com determinados reagentes.
INTRODUÇÃO TEÓRICA:
O cátion é um íon com carga positiva. É formado pela perda de elétrons da camada de valência de um átomo. Os cátions são classificados em 5 grupos, tornando-se por base de acordo com as suas propriedades a determinados reagentes, ou seja, os íons de comportamento análogo são reunidos dentro de um grupo. A divisão dos grupos baseia-se no modo como os cátions reagem a tais reagentes pela formação ou não de precipitados. Na classificação dos cátions, os reagentes comuns mais usados são Ácido clorídrico-Hcl, Ácido sulfídrico - H2S, o Sulfeto de Amônio - (NH4)2SO4, e o Carbonato de Amônio - (NH4)2CO3.
Exemplos de Cátions: Na+1 (sódio); K+1 (potássio); Mg+2 (magnésio); Ca+2 (cálcio); Zn+2 (zinco); Al+3 (alumínio); Pb+2 (chumbo).
Os cátions do grupo ll A são divididos em dois subgrupos:
● Grupo II A ou subgrupo do cobre: Bismuto (Bi3+), chumbo (Pb2+), mercúrio (Hg2+), cobre (Cu2+), cádmio (Cd2+).
● Grupo II B ou subgrupo do arsênio: As3+, As5+, Sb3+, Sb5+, Sn2+ e Sn4+.
Os sulfetos do subgrupo do cobre são insolúveis numa solução de hidróxido de sódio, enquanto os sulfetos do subgrupo do arsênio são solúveis. Esta diferença de comportamento é usada para separar os cátions do grupo do cobre dos cátions do grupo do arsênio.
● MATERIAIS - Funil simples
- Papeis de filtro
- Suporte