Relatório - cátions
O estudo baseia-se na identificação dos cátions a determinados reagentes, os cátions são classificados em cinco grupos, porém na nossa análise prática, só trabalhamos com os três primeiros grupos, tomando como base a peculiaridade dos cátions a determinados reagentes, podendo detectar presença e ausência de grupos de cátions e separar tais conjuntos para uma análise posterior.
A classificação baseia-se no modo de como os cations reahem a tais reagentes pela formaçãp de precipitados, por isso a classificação dos ions mais comuns, é baseada nas diferenças de solubilidade de seus cleretos, sulfetos e carbonatos.
No grupo I, os cátions formam precipitados com ácido clorídrico diluído. Os íons pertencentes a esse grupo, são: Chumbo, mercúrio (que não foi usado no experimento devido à sua propriedade cancerígena) e prata. Eeles formam cloretos insolúveis. O cloreto de chumbo é logeiramente solúvel em água, por isso nunca é completamente precipitado, quando se adiciona ácido clorídrico, os íons de chumbo restantes só são precipitados ao ácido sulfúrico em meio ácido no segundo grupo, enquanto o de prata se dissolve facilmente.
No grupo II, os cátions são divididos em dois grupos, o grupo do cobre e o do arsênio, como os utilizados no procedimento foram chumbo e cádmio, eles pertencem ao grupo do cobre cujo são insolúveis no hidróxido de sódio, enquanto os do grupo de arsênio são solúveis. Esta diferença de comportamento é usada parar separar os cátions do grupo de cobre dos cátions do grupo do arsênio.
No grupo III, foram pesquisados os cátions "Férro, Alumínio e Cromo", os metais deste grupo também podem ser precipitados pelo gás sulfídrico, na presença de cloreto de amônio, a partir de soluções alcalinas tornadas pela amônia. Na pesquisa, o Ferro pode ser precipitado como o tiocianato de potássio, que em solução ácida, forma uma intensa coloração vermelha devido à formação de um complexo não dissociado.
No alumínio, foi usado o fosfato