Resenha Crítica
CENTRO PRESBITERIANO DE PÓS-GRADUAÇÃO ANDREW JUMPER
Por
Ederson Rosa Félix
RESENHA CRÍTICA:
Livro: Jonathan Edwards e o Avivamento Brasileiro
Resenha crítica apresentado em exigência à disciplina A História do Avivamento do curso de Pós-graduação em Revitalização e Multiplicação de Igreja do Instituto Presbiteriano Mackenzie – CPAJ.
Professor: Ms. George Canelhas
Angra dos Reis
Novembro de 2012
1) BIBLIOGRAFIA:
MATTOS, Luiz Roberto França de, Jonathan Edwards e o avivamento brasileiro. São Paulo – Cultura Cristã – 2006
2) RESENHA CRÍTICA (Pressupostos principais e secundários abordados)
Baseado nas reflexões de Jonathan Edwards sobre avivamento, ele pastor congregacional dos EUA, principal personagem do Primeiro Grande Despertamento das Américas que deixou grandes contribuições para fé reformada com suas criteriosas análises sobre o avivamento ocorrido em sua época, o Dr. Luiz Mattos em sua dissertação de mestrado, examina o fenômeno de crescimento da igreja brasileira ocorridas na metade do século 20 com base nesses critérios estabelecidos por Jonathan Edwards.
Mattos inicia seus estudos citando um congresso da VINDE em 1996 onde líderes evangélicos não chegaram a uma conclusão devido ao fato desse movimento iniciado a partir do ano de 1950, ser tão multifacetado. É fato que algo espiritual está acontecendo no Brasil, mas o autor chega a conclusão que é uma tarefa difícil avaliar o que está acontecendo nesse ambiente espiritual do Brasil, por isso, ele se propõe a estudar o contexto histórico e as percepções teológicas de Jonathan Edwards para que possa em fim dar uma avaliação do que ocorre no Brasil.
Mattos então apresenta uma análise histórico-teológica dos grandes despertamentos ocorridos entre os anos de 1730 a 1740 na Nova Inglaterra. Iniciando pelo avivamento de 1735, em Northampton, na Igreja de Edwards. Edwards avaliou esse movimento inicial de maneira positiva e otimista,