Relatorio Biosseguran A
1. Atividade 1
2. Microorganismos 1
3. Condições ambientais e Instalações. 2
4. Levantamento de Riscos 4
5. Mapas de Risco 9
6. Referências Bibliográficas 10
1. Atividade
No Laboratório de Enzimologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (UNESP - Araraquara) realiza-se hidrólises enzimáticas, das proteínas do soro de leite com enzimas proteolíticas imobilizadas visando à produção de peptídeos bioativos, imobilização multipontual covalente das enzimas alcalase, naringinase, invertase, lipase e lacase, Imobilização multipontual covalente de enzimas xilanolíticas e Desenvolvimento de metodologia de ativação de suportes alternativos de baixo custo para imobilização de enzimas.
2. Microorganismos
Os microorganismos encontrados e manipulados no Laboratório de Enzimologia estão listados na tabela 1 abaixo:
Tabela 1 - Mircroorganismos
Microorganismo
Risco
Aspergillus flavus
Classe 2
Aspergillus niger
Classe
Aspergillus versicolor
Classe 2
Humicola grisea var.Thermoídea
Classe
Trametes versicolor
Classe
Rhyzopus stolonifer
Classe 2
Saccharomyces cerevisiae
Classe 1
A Classe de Risco 1 (baixo risco individual e para a comunidade) inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças nos humanos ou em animais adultos sadios1.
A Classe de Risco 2 inclui os agentes biológicos que provocam infecções aos humanos ou nos animais, com potencial de propagação na comunidade e de disseminação em ambiente limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes1.
Sendo esses microorganismos todos provindos de alimentos, como o café e pão, esses fungos não apresentam riscos infecciosos graves.
3. Condições ambientais e Instalações. A temperatura no ambiente é controlada para os equipamentos e o Laboratório de Enzimologia foi ampliado, contando com área de 140m² e equipamentos necessários para a realização das pesquisas como pode ser observadas nos mapas representados nas Figuras 2 e Figura 3.