RELATORIO BIOQUIMICA
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
PROFᵃ. LILIAN KIRDEIKA MARTINS
DOSAGEM DA URÉIA
Juliana Silva; Letícia; Paloma; Patrícia; Samara
INTRODUÇÃO
A ureia é uma substância tóxica proveniente do metabolismo proteico. É sintetizada no fígado, entra na corrente sanguínea e após filtração do sangue pelo rim é eliminada na urina. Pequenas quantidades são eliminadas pelo suor. Está presente em quantidades menores no sangue, na linfa e nos fluidos serosos. O funcionamento dos rins pode ser avaliado através da dosagem de ureia no sangue, uma vez que quando há insuficiência renal observa-se aumento do seu nível no sangue. Sua dosagem constitui o recurso mais utilizado para uma avaliação grosseira do estado de funcionamento renal. Vários fatores não renais podem alterar sua concentração, por isso a avaliação conjunta com a creatinina é útil para diagnóstico do funcionamento renal.
OBJETIVO
A finalidade da dosagem da ureia é utilizada para avaliar a função renal, ou para confirmar e/ou avaliar a evolução de uma patologia que afete a função dos rins.
MATERIAIS
- Pipeta automática;
- Tubos de ensaio;
- Ponteiras;
- Água destilada;
- Cronômetro;
- Bioplus (espectrofotômetro);
- Padrão para ureia;
- Amostra (soro do paciente);
- Reagente de cor R3 e R4
- Itens de segurança: jaleco e luvas.
PROCEDIMENTO
Primeiramente foi realizado o preparo do tampão, adicionando-se o conteúdo do reagente 3 em 400 ml de água destilada e guardado em frasco âmbar. Posteriormente, foi feito o preparo do oxidante, adicionando o conteúdo do reagente 4 em 450 ml de água destilada e conservado em frasco plástico. E por fim, 20 partes do tampão de trabalho mais 1 parte da enzima, obtendo-se o reagente de trabalho. Nomeou-se 3 tubos de ensaio: o primeiro com a letra B (branco), o segundo com a letra P (padrão) e o terceiro com a letra A (amostra). Nos tubos de ensaio com as letras B, P e A foram