Relatorio Aula Pratica Ensaio de materiais
ENSINO SUPERIOR
CIÊNCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS
TRATAMENTOS TÉRMICOS
Semestre
Aracruz – 2013
1. IDENTIFICAÇÃO
Relatório: n° 01
Título: Tratamentos térmicos
Disciplina: Ciência e Engenharia de Materias
Nome do aluno:
Professor:
Faculdade:
2. RESUMO
Neste relatório você ira acompanhar a análise das microestruturas do aço ABNT 4340, com ampliação (500x) quando submetidos aos tratamentos térmicos mais comuns no meio industrial. Veremos claramente os efeitos na microestrutura dos aços quando submetidos aos tratamentos de Têmpera/Revenimento, da Têmpera, do Recozimento, e da Normalização.
3. INTRODUÇÃO
Se repararmos ao nosso redor hoje percebemos que estamos cercados por diversos tipos de materiais, em tudo o que fazemos ou onde vamos podemos notar a riqueza dos tipos de materiais que nos rodeiam. Em especial os Aços e Ligas, que sem percebermos nos tornamos extremamente dependente deles, sejam em nosso transporte, em hospitais, em prédios e estruturas. Então qual é a diferença (micro estrutural) entre um aço utilizado na construção civil para um aço utilizado, por exemplo, no motor do nosso carro? Daí nasce à necessidade do engenheiro conhecer maneiras de se manipular as características mecânicas, térmicas e elétricas dos materiais. Isso se dá através dos tratamentos térmicos que se define como o conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os aços a condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento. Os principais objetivos dos tratamentos térmicos são os seguintes:
Remoção de tensões internas (oriundas de esfriamento desigual, trabalho mecânico ou outra causa). Aumento ou diminuição da dureza.
Aumento da resistência mecânica.
Melhora da ductilidade.
Melhora da usinabilidade.
Melhora da resistência ao