O Serviço Social na Contemporaneidade
Curso: Serviço Social
Turma: N 10
Matéria: Serviço Social na Contemporaneidade
Participantes: Elisangela Sousa Alves Doria RA 411851 Gessica Noberto B.dos Santos RA 417033 Ingrid da Gama Salgado RA 429557 Sônia Cristina Andrade RA 431687 Valneide Almeida Santana RA 412620
Professora: Maria Edilene Xavier Rocha
Tema: Mudanças ocorridas na atuação do profissional de Serviço Social
Aracaju-se
13 de junho de 2013
Relatório sobre as Mudanças Ocorridas na Atuação do Profissional de Serviço Social
O serviço social teve sua regulamentação profissional em 1957 e o CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) foi criado para orientar, disciplinar e defender o exercício profissional do Assistente Social.
Quando da sua criação os conselhos tinham caráter corporativo, com função controladora e burocrática, ou seja, entidades sem autonomia, criadas para o controle do estado sobre o exercício do trabalho. A fiscalização se restringia a exigência do registro do profissional no conselho e ao pagamento dos tributos.
Os conselhos eram tidos como entidades autoritárias, que não primavam pela aproximação com o profissional, contudo o Serviço Social já vivia o seu movimento de reconceituação e a partir do III CBAS (Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais), que tinha caráter contestador e expressava desejo de transformação teve início um novo posicionamento crítico e a necessidade de mudanças no CFESS-CRESS que se tornou o fórum máximo de deliberação profissional.
Um conjunto de instrumentos legais como a Lei de Regulamentação, o Código de ética, o estatuto do conjunto, os Regimentos internos e outros ajudam o CFESS na disciplina, na aplicação das sanções, possibilitando profissionais ao exercício da sua função um atendimento qualificado, desprovido de preconceito e descriminação.
Agora a