Questões - Colonização da América: Inglesa e Portuguesa 1) Como ocorreu o processo de ocupação e povoamento português no início da colonização?
Questões:
1) Como ocorreu o processo de ocupação e povoamento português no início da colonização?
2) Analise como se estabeleceram as relações entre as populações nativas e os colonizadores portugueses recém chegados.
3) Por que o Estado português começou a se empenhar na colonização de sua colônia americana a partir da década de 1530? Que dificuldades encontrou nessa tarefa?
4) Qual a solução encontrada pelo Estado português para ocupar a colônia? Ela deu resultado? Justifique sua resposta.
5) Como se explicam a implantação e o desenvolvimento da produção açucareira na colônia? Qual foi a dinâmica dessa produção nos séculos XVI e XVII?
6) Explique as diferenças existentes no processo de ocupação e exploração das Treze Colônias Inglesas entre as regiões norte e central, por um lado, e Sul, por outro.
Respostas:
1) Os empreendimentos marítimos portugueses devem ser divididos em duas etapas distintas: devassamento do litoral da África e procura de um novo caminho marítimo para o Oriente (Índias). A primeira foi iniciada pela tomada de Celta em 1415, entreposto mercantil norte - africano até então controlado por mouros. Nessa fase durante a qual foram fundadas várias reitorias na costa africanos para traficar escravos na e produtos locais (ouro, marfim, pimenta- vermelha), descobriram-se ilha atlânticas da Madeira dos Açores e de Cabo Verde; as Canárias foram descobertas anteriormente... Os navegadores continuaram a explorar a costa de África para sul e depois ao longo do Oceano Índico, chegando finalmente ao seu "destino", a Índia, onde ocuparam Goa, por volta de 1510. Em 1511, Afonso de Albuquerque invadiu Malaca (sultanato na Malásia), estabelecendo aí o domínio português. Finalmente, chegaram à China, onde fundam a colônia de Macau, em 1557. Mas, Pedro Álvares Cabral, ainda com a intenção de chegar à Índia, "descobre" o Brasil, em 1500; iniciou-se a construção do Império Colonial Português no Oriente.