História do brasil
Este trabalho tem como objetivo explicar o processo de Colonização do Brasil. A extensão territorial e o interesse pelas riquezas aqui existente fizeram do Brasil, a partir do século XVI, um país cobiçado e difícil de proteger. Diante disto, a decisão da Corte Portuguesa foi colonizar a então terra recém conquistada.
É preciso desconstruir o mito do descobrimento do Brasil e enfatizar que se tratou muito mais de um processo de colonização, com a destruição de povos indígenas, a escravização de africanos e a imposição da cultura européia.
1. O Século XVII: Expansão Territorial
A expansão territorial representou a incorporação ao domínio português de uma vasta extensão de terras localizadas além do Tratado de Tordesilhas, como também a ocupação efetiva de terras já pertencentes a Portugal.
A ocupação do território brasileiro foi um dos maiores problemas enfrentados pela Metrópole, devido aos vários obstáculos surgidos, como: falta de recursos e de pessoal, condições naturais nem sempre favoráveis, ataques indígenas, etc. Esses fatores tornaram muito lenta a colonização do litoral e impuseram enormes dificuldades ao povoamento do interior.
A expansão e ocupação territorial foram conseqüências de ordem econômica e política, visando aos interesses dos colonos e da Metrópole. Os principais fatores responsáveis pela expansão territorial foram: as bandeiras.
As Bandeiras foram expedições de caráter particular, estruturadas militarmente, cujos objetivos se constituíram nas seguintes fases:
- de apresamento (ou caça ao índio);
- ouro de lavagem;
- sertanismo de contrato.
2. O Século XVIII: Riqueza E Exploração nas Minas Gerais
Após a descoberta das primeiras minas de ouro, o rei de Portugal tratou de organizar sua extração. Interessado nesta nova fonte de lucros, já que o comércio de açúcar passava por uma fase de declínio, ele começou a cobrar o quinto. O quinto nada mais era do que um imposto cobrado pela coroa portuguesa e