Formação do Brasil Comteporâneo
O início do século XIX não se prende apenas a transferência da sede da Monarquia portuguesa para o Brasil, e os atos que antecederam a emancipação política brasileira, esses processos tiveram início após 300 anos de colonização portuguesa, e o que se ocorria no Brasil da época eram bem mais do que atos superficiais na verdade eram coisas bem mais complexas que nos preparavam para a fase do então Brasil contemporâneo.
Nesse momento chegamos a um ponto onde não haveria mais evolução, pois a metrópole já teria realizado tudo que teria para realizar em território brasileiro e o sistema colonial entrava em risco naquele momento, eis que surgiu o dilema perecer ou modificar-se? Não era o suficiente separarmos da metrópole, o processo necessitaria de uma transformação mais profunda e de fato o foi. O Brasil passaria a partir daquele momento por uma transformação muito grande e as fases do Brasil contemporâneo resumem-se em: O passado colonial que se encerra com o século XVIII, mas transformações que ocorreram nos cem anos anteriores a este e no atual. Naquele passado foram construídos os princípios de nacionalidade os colonizadores que habitavam o território semideserto, se identificavam por classe e até etnicamente falando, até se estabelecer uma consciência social, ou seja, o povo começou a entender que pertenciam à outra nação e não apenas uma colônia portuguesa.
O Brasil atual ainda passa por constantes transformações e essa foi uma herança que trouxemos de nossa época colonial, um dos exemplos mais claros expostos por Caio Prado Junior foi o da economia a economia, se observar em relação ao Brasil colônia ainda trazemos muitos traços daquela economia, um exemplo mais claro seria a de o Brasil ser um grande produtor para mercados externos, e da correlata falta de um mercado interno alicerçado e forte, ainda não completamos nossa evolução econômica de colonial para nacional.
Em questão social outro fator que trouxemos de nosso período colonial seria