Ensaio de Tração
ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA SOBRE ENSAIOS DE PROPRIEDADES MECÂNICAS – LABORATÓRIO
Salvador, Bahia, Brasil
2013
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA SOBRE ENSAIOS DE PROPRIEDADES MECÂNICAS – LABORATÓRIO
por
Relatório referente à aula prática de laboratório do curso de Engenharia Civil, disciplina Ciência dos Materiais, professora
Salvador, Bahia, Brasil
2013
1. RELATÓRIO DE ENSAIOS DE MATERIAIS
A apresentação do Laboratório de Ensaios de Propriedades Mecânicas dos Materiais transcorreu com mostras de processos comuns no meio industrial. O Ensaio mais abordado e exemplificado foi o de Tração, aplicado por meio de uma máquina de Testes tipo Universal (figura 01), por contar com diversas possibilidades de aplicações; efetuando-se alguns ajustes em suas peças, tem-se a possibilidade de elaborar outros ensaios, como de compressão por exemplo.
Os corpos de prova (CP) utilizados foram fixados em suas extremidades e submetidos à carga de tração. Os encaixes eram do tipo cunha (figura 02) e os estudantes que apresentavam os procedimentos queixaram-se de um defeito nos lotes recebidos, que não apresentavam raio de concordância (figura 03) entre a parte útil e a cabeça, o que gerava um porto de tensão nas amostras quando submetidas aos testes, implicando em rupturas não convencionais. O habitual é que a ruptura ocorresse no centro do CP, mas, em muitas amostras, o rompimento acontecia em trechos mais próximos da cabeça, apontando para dúvidas acerca da qualidade do material e da desuniformidade em relação à distribuição das forças. Todos os CPs foram tensionados até que se alcançasse o rompimento das amostras e o tempo variou de conclusão variou entre alguns testes.
A máquina de testes é acoplada a um computador onde, a partir de programas específicos, se podem