Relatorio Animais
Disciplina: Pesquisa em Saúde
Professora: Samira Valvassori
Aluna: Júlia Fernandes Tibes
Resumo – Manejo e criação de cobaias e como avaliar o comportamento animal em laboratório O uso de cobaias em laboratório ainda é bastante comum, principalmente em estudos de doenças que afetam o sistema neurológico, que tem uma grande incidência sobre os humanos. Para isso, são feitos testes para o aperfeiçoamento ou descoberta de alternativas para o tratamento de doenças como bipolaridade e depressão são bastante estudados.
O uso de modelos animais para pesquisa é bastante rigoroso, regulamentado por vários órgãos e comissões éticas para minimizar o numero de modelos necessários, a dor sofrida durante o processo e a eutanásia sem sofrimento.
Antes os animais adequados, com espécie e linhagem conhecida eram transportados à UNESC, às vezes, esse transporte causava estresse para os animais e isso influenciava e alterava o resultado final das pesquisas, principalmente em pesquisas que estudavam o comportamento destes animais em particular. Agora, estão implantando uma colônia, onde a reprodução dos ratos é dentro do biotério, assim evitando a estresse causado pelo transporte e evitando alterações nas pesquisas.
Os ratos têm hábitos noturnos, por isso o cuidado com o ciclo claro escuro (12 horas de luz, 12 horas de escuro) desses animais é bastante prezado, assim como uma alimentação balanceada e agua à vontade, para mantê-los saudáveis.
A reprodução desses animais acontece na proporção de 5 fêmeas para 1 macho, modelo conhecido como harém, que aumenta as chances da copula, assim fazendo um ciclo continuo, onde o macho não é retirado da caixa, entre o período de desmame e ovulação das ratas. O tempo de gestação é de 19 a 21 dias e o tempo entre uma ovulação e outra é de 5 dias, pelo curto tempo de gestação os ratos são os modelos mais usados no laboratório, onde os resultados da pesquisa podem ser acompanhados e a herança das