Relatório sobre células animal e vegetal
Relatório de Aula Prática
(Ciências)
Maceió-AL
Colégio Nossa senhora da Conceição Aparecida
Relatório desenvolvido durante a aula de ciências sob a supervisão da professora Vanessa para atribuição de nota.
Relatório de Aula Prática
(Ciências)
Maceió-AL
Introdução
O microscópio é um aparelho que é utilizado para visualizar coisas minúsculas como as células.
O microscópio deve ter sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, eles eram dois holandeses fabricantes de óculos. Mas tudo indica que o primeiro a fazer observações através do microscópio de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek (*1632 - +1723).
Célula animal é uma célula eucariótica, ou seja, ela é uma célula que apresenta o núcleo delimitado pela membrana que é chamada carioteca, podem ser também unicelulares, como as amebas. Há também, as pluricelulares, como plantas e animais. A célula animal é delimitada pela membrana plasmática, ribossomo, citoplasma, mitocôndria e núcleo.
A célula vegetal é semelhante a célula animal, mas contém algumas organelas diferentes da célula animal, como a parede celular, vacúolos e os cloroplastos. Está dividida em: componentes protoplasmáticos que são um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular. Inclui o núcleo, retículo endoplasmático, citoplasma, ribossomos, complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomos e plastos e componentes não protoplasmáticos são os resíduos do metabolismo celular ou substâncias de armazenamento. Inclui vacúolos, parede celular e substâncias epigástricas.
Um exemplo é a celulose.
Materiais e Métodos
Prática 1: Célula Vegetal
Materiais: Pipeta; Cebola; Estilete; Água; Recipiente Plástico; Lâmina; Lamínula; Microscópio;
Métodos: Com o estilete foi