Relatorio AIA Extracao Inertes
Licenciatura em Ciências Biológicas - Ambiente
4º Ano – 1º Semestre – Ano letivo 2014-2015
Relatório de Avaliação do Impacte Ambiental de extracção de inertes no Monte Vermelho Ilha de Santiago
Docente:
Celeste Benchimol
Discente:
Gilson Montrond
Índice
Resumo 3
Objectivo geral 3
Objetivo específico 3
Introducao 3
Aspectos legais da extracção 5
Avaliação de impactes ambientais 5
Estratégia de recuperação paisagística 5
Conclusões e recomendações 7
Anexos 9
Refencias bibliograficas 10
Resumo
O estudo realizou um diagnóstico ambiental no monte vermelho, Ilha de Santiago, no sentido de se identificar, avaliar, e caracterizar as alterações na paisagem, causadas pelas actividades extractivas nas crateras de monte vermelho, estimar a quantidade de inertes extraídas ao longo do tempo. A paisagem estudada enquadra-se bem num processo de transformação por acções antropogénicas negativas, relativamente à extracção ao comércio de jorra (piroclasto). Torna-se necessária adequar uma estratégia que possa agir de forma "positiva" baseada num processo de recuperação da paisagem.
Objectivo geral
O objectivo geral deste trabalho é o de identificar, avaliar, e caracterizar as alterações na paisagem causadas pelas actividades extractivas nas crateras de monte vermelho, Concelho da praia, Ilha de Santiago.
Objetivo específico
Representar em cartas as manchas de extracção georreferenciadas (localização na Ilha e no Concelho);
Analisar o estado da paisagem antes e depois das actividades extractivas,
Recorrendo a imagens de satélite;
Introducao
A actividade de extracção de inetes é considerada, por muitos, como fundamental para o desenvolvimento económico dos países, tendo em vista que os minerais são essenciais para a actividade industrial moderna. Tem importância crescente no desenvolvimento económico e social em virtude da sua participação no fornecimento de insumos básicos para o processo de expansão industrial e urbana,