Relatorio 5 Aula VI Copia
Curso: Engenharias
Disciplina: Física Experimental
Código: CCE0477
Turma: 3005
Professor (a): GEORGE NOCCHI
Data de Realização: 04/09/2014
Nome do Experimento: Aceleração da Gravidade
Objetivos: Ao final deste experimento o aluno deverá: Caracterizar o MRUV, comparar o MRUV com o movimento de queda livre e determinar o valor aproximado da aceleração gravitacional no local experimentado.
Introdução teórica: O presente relatório refere-se a um experimento realizado em aula que teve como objetivo demonstrar, na prática, um corpo em movimento de queda livre. Este tipo de movimento ocorre com um corpo que se desloca em uma trajetória reta, com a aceleração constante a aceleração da gravidade. No estudo de física, a queda livre é uma particularização do movimento uniformemente variado (MRUV). Relacionando o experimento com a 1ª Lei de Newton (Lei da Inércia), um corpo só mudará seu estado de repouso ou movimento se alguma força atuar sobre ele – no caso do experimento, a queda que dá a aceleração.
Foram realizados cálculos e gráficos com os quais conseguimos melhor perceber a aplicação teórica na prática. Por exemplo, a partir do gráfico do tempo versus aceleração da gravidade, o que corresponde a uma função de primeiro grau, uma reta quase perfeita que demonstra que o tempo cresce quando menor for à gravidade calculada.
Aparelho utilizado:
-Painel vertical
-Tripé universal
-Bobina
-Esfera
-Aparador
-Sensores fotoelétricos
-Cronômetro digital
-Prumo
Roteiro do experimento:
A terra atrai os corpos para o centro dela e através deste experimento vamos exemplificar o que chamamos de “Lei da Gravidade”.
Calcularemos o tempo de queda livre do nosso experimento, baseando-se nas distancias entre os dois sensores. Que ira variar a cada 100 centímetros, em 6 vezes. (Iniciando o experimento com 100 centímetros e finalizando com 600 centímetros). Então vamos