Relatorio 4
A gasolina é conhecida como um hidrocarboneto alifático (feita de moléculas compostas de hidrogênio e carbonos dispostos em cadeias), as moléculas de carbono tem de 7 a 11 carbonos em cada cadeia. A gosolina é obtida através da destilação do petróleo, não sendo assim uma substancia pura . A mistura resultante é uma mistura homogenia.
A mistura de Água+Álcool também é uma mistura homogenia. Já a mistura de Água +Gasolina é um sistema heterogêneo. Assim quando a gasolina é misturada a agua, o álcool é extraído e pela agua formando um sistema bifásico (Gasolina + (Agua/Álcool)). No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica). A mistura de álcool anidro à gasolina pode variar entre 20 e 22% segundo a legislação atual
Objetivos
Determinar a densidade e o teor de álcool em amostras de gasolina.
Utilizar balança e aparelhos volumétricos.
Parte Experimental
Materiais
Balança(Capacidade 400g)
2 Béqueres (50mL)
Pipeta Graduada
Proveta (50mL)
Piceta com agua destilada
Gasolina
Verificação de Inicial
Além dos procedimentos de segurança, todos os equipamentos de medida de volume devem estar limpos e secos. Devemos também evitar a contaminação e diluição lavando o material com três pequenas porções do liquido a ser medido antes de usa-lo. Não deve ser reaproveitar as aguas de lavagem.
Determinação da densidade de uma amostra de gasolina.
Primeiro foram examinados a os equipamentos (balança, béquer e pipeta) e analisado suas capacidades. O béquer a ser utilizado foi pesado sem qualquer conteúdo e anotado a sua massa. Foi colocada um porção de gasolina em outro béquer e após isso, utilizando uma pipeta graduada foi passado 10mL do liquido ao béquer pesado anteriormente. O béquer foi pesado novamente (agora com gasolina) e sua nova massa foi anotada.
Através das informações anotadas foi calculada a massa do liquido (Massa do Liquido + Béquer) – (Massa do Béquer). Foi