RELATORIO 2
● Introduzir as principais técnicas de utilização de equipamentos de laboratório.
● Colocar o aluno em contato com o equipamento utilizado nos trabalhos de laboratório.
●
Introduzir a nomenclatura das vidrarias convencionais. ● Demonstrar formas de manuseio e aferição de vidrarias volumétricas.
PROCEDIMENTO
1. MATERIAIS
●
●
●
●
●
●
●
●
●
●
●
Balança Analítica
Pipetas Volumétricas de 25ml
Pipetador
Pisseta
Tripé
Buretas de 25ml
Erlenmeyer (grande e pequeno)
Béquer
Termômetro
Água Destilada
Estufa
2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
● As vidrarias já haviam sido limpas e o bequer junto com os erlenmeyers já haviam sido passados pela estufa e apresentavam-se secos.
● A balança digital foi aferida antes da sua utilização. Em seguida centralizou-se a vidraria no prato da balança, fechou-se a porta de vidro e então anotou-se o valor obtido, que é dado em 6 algarismos significativos.
● Com a utilização do termômetro encontrou-se a água destilada numa temperatura de 27ºC. Para a aferição da pipeta utilizou-se uma pisseta com água e um béquer, onde foi colocada a água para, com o auxílio do pipetador, chegar aos 25ml da pipeta (quando a borda inferior do menisco atinge a marca de aferição da pipeta).
● Transferiu-se a água destilada para o erlenmeyer que foi levado à balança para anotação da massa total, que depois foi subtraída pela massa apenas do erlenmeyer e chegou-se ao valor da massa de água destilada.
● Repete-se esse procedimento mais 2 vezes com o outro erlenmeyer e com o béquer.
● Para a bureta o procedimento é realizado da mesma forma, porém ao colocar a água deve-se virar o líquido até próximo a aferição e depois tirar vagarosamente a água até estar exatamente na marca exata.
● Após realizar todas as aferições limpar a bancada e todos os materiais utilizados e colocá-los em seus devidos locais.