relatorio 01 celula
Faculdade de Ciências Aplicadas - UNICAMP / FCA
SL 105: Biologia Molecular e Celular
Professores: Augusto Ducati Luchessi; Adriana Torsoni
PED: Alexandre Moura Assis
RELATÓRIO 01: Extração do DNA de Morango
GRUPO:
RA:
Elane M. Rocha
108558
1. INTRODUÇÃO
As
membranas
presentes
nos
seres
vivos
são
denominadas
biomembranas estás são constituídas por uma bicamada lipídica, medindo em média de 5 nm de espessura e proteínas associadas. A unidade e coesão das bicamadas lipídicas são mantidas graças às interações hidrofóbicas entre os lipídeos que constituem as biomembranas, onde cerca de cinquenta por cento da massa das biomembranas é conferida pelos lipídeos (GUERRA et al.,
2011). Ainda segundo o mesmo autor as bicamadas lipídicas são assimétricas, apresentam composições diferentes entre as duas monocamadas, ou faces, que a constituem, no entanto na membrana plasmática, essa assimetria é notável em relação aos lipídeos presentes na face exoplasmática (localizada na superfície celular) e na face citosólica.
As biomembranas são responsáveis pela compartimentalização celular, estabelece o limite celular, ao separar o conteúdo intracelular do meio externo, proteção em relação aos aspectos físicos, sinalização celular, transporte de soluto e síntese de ATP (ALBERTS et al,,2010).
Todavia as biomembranas são constituídas por lipídeos, proteínas e carboidratos ligados
covalentemente
às
proteínas
(glicoproteínas
ou
proteoglicanas) ou lipídeos (glicolipídeos). Os lipídeos presentes nas membranas são moléculas anfipáticas, ou seja, apresentam uma cabeça polar com caráter hidrofílico (afinidade pela) e duas caudas de ácidos graxos com caratê hidrofóbico (aversão à água). Os principais lipídeos encontrados nas biomembranas são os fosfoglicerídeos, esfingolipídios e colesterol (ALBERTS et al,,2010).
Em relação à fluidez das biomembranas está depende de fatores com a temperatura em a membrana se encontra, assim como a sua própria