Relatoria Laboratorial
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ALAN MAFRA
PEDRO COUTINHO
RAVEL MORAES
RELATÓRIO DE TÉCNICAS DE MEDIDAS DE MASSA E VOLUME
ITABUNA
2014
ALAN
CALIEL ALMEIDA
LEONARDO
MAURO MARQUES
RELATÓRIO DE TÉCNICAS DE MEDIDAS DE MASSA E VOLUME
ITABUNA
2014
1 - INTRODUÇÃO
Na aula pratica de química no laboratório da faculdade UNIME, foram desenvolvidos os procedimentos de medidas de temperatura, pois o laboratório não continha outros materiais para a realização dos outros procedimentos.
De acordo com a pratica, podemos definir temperatura como a simples movimentação dos átomos existentes em um corpo, e que estão sempre em constante vibração, ação que é conhecida como agitação molecular. O nível da temperatura é proporcional a agitação dos átomos, ou seja, quanto maior a movimentação maior será a temperatura e quanto menor é essa agitação, menor será a temperatura.
Um fator importante e o momento da pesagem das substancias. Neste processo, a massa de um corpo é determinada por comparação com massas conhecidas, utilizando-se balanças. Balanças não são sensíveis apenas a vibrações, mas reagem também a oscilações rápidas de temperatura e as correntes de ar, outro fator é a instalação das mesas, no qual devem se evitar trepidações facilmente.
Temos como conhecimento que, para se obtiver medições exatas devemos utilizar vidraçarias com maior exatidão para tal experimento. Para se medir líquidos são empregados diferentes recipientes, desde provetas e béqueres, considerados de baixa precisão, a balões, buretas e pipetas tidas como de maior exatidão. A precisão de uma medida se refere à concordância entre diferentes cálculos de uma mesma medida, exatidão é a concordância entre o valor experimental e o real.
Em todo experimento pode ocorrer erros nas medidas, que geralmente são causados por calibração imperfeita nos aparelhos,