Relato De Caso RESUMO
IDOSO COM ALTO GRAU DE DEPENDÊNCIA.
Autor: JULIMAR FERNANDES DE OLIVEIRA
Programa de Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.
Coautor: DANIEL EDUARDO DA CUNHA LEME
Programa de Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.
Coautor: EMERSON RICARDO MARQUES
Prefeitura Municipal de Campinas
Objetivo: Descrever a assistência domiciliar na atenção ao idoso com alto grau de dependência física e emocional.
Método: Caso descritivo. T.T; 90 anos, com historia prévia de HAS e ICC, adquiriu dengue clássica no inicio de 2014, com necessidade de internação hospitalar na qual teve complicações: ITU e PNM, foi necessário, ainda, IOT+VM+TQT e CNE, após melhora das infecções teve alta com encaminhamento para AD. O Serviço de Atendimento Domiciliar SAD de Campinas realiza atendimentos, com equipe multiprofissional, à pessoas portadores de incapacidade funcional total ou parcial. O paciente em questão apresentava-se com dependência total para AVDs, sendo cuidado inicialmente por D.N.W. (Neta) e após 3 meses por C.T (Filho). Durante atendimento do SAD teve treinamento/capacitação dos cuidadores.
Foram agendados retornos de toda equipe profissional, com em média 2 atendimentos semanais por profissionais diferentes. Após 8 meses e 17 dias, com melhora do quadro clinico, teve alta do SAD para assistência junto a visitas da UBS de referencia. Resultados:
Durante e após os atendimentos foram apontados dificuldades da família/paciente: 1- Déficit para auto-cuidado; 2 - Tensão no papel de cuidador; 3 - Controle familiar ineficaz do regime terapêutico; 4-Condições socioeconômicas desfavoráveis. Avanços alcançados: 1 Desenvolvendo de Alimentação via CNE para VO; 2-Melhora do controle familiar; 3-Retorno de algumas ABVDs com alimentar-se e vestir-se sozinho; 4-Melhora de quadro clinico global.
Conclusões: Nota-se o potencial positivo de ações interdisciplinares, que busca a autonomia e qualidade de vida