relato de caso erlichiose
Parasitism by Ehrlichia canis in the region of Campo Grande, MS - Case report
Araujo, C. R¹; Neto, A. M. M¹;
1 – Acadêmico de medicina veterinária autor do relato
Resumo A erliquiose nos caninos é uma doença muito comum hoje em dia, são relatados cada vez mais casos em Campo-Grande e no Brasil. Neste trabalho relatamos um caso atendido no Hovet UCDB, onde um cão de 2 anos de idade, apresenta os sinais clínicos caracterizando a doença. Não foi realizado o diagnóstico de certeza, mas com os parâmetros demonstrados no hemograma conseguimos realizar o tratamento da doença de maneira eficaz.
Palavras chave: Rickettsia, carrapatos, Ehrlichia canis.
Abstract
The ehrlichiosis in canines is a very common disease nowadays, are increasingly reported cases in Campo-Grande and Brazil. We report a case treated at Hovet UCDB where a dog under 2 years of age with clinical signs characterizing the disease. No definitive diagnosis was made, but with the parameters shown in the CBC able to perform effectively the treatment of disease.
Keywords: Rickettsia, ticks, Ehrlichia canis.
Introdução
As erlíquias são bactérias pequenas, pleomórficas, Gram-negativas e intracelulares, transmitidas por carrapatos. Algumas Ehrlichia spp, apresentam tropismo por granulócitos e suas mórulas são algumas vezes encontradas no citoplasma dos neutrófilos de animais afetados (James; Donald, 2013).
Os organismos que estão associados à erliquiose monocitotrópica em cães naturalmente infectados incluem Ehrlichia canis, E. cheffeensis e Neorickettsia risticii variante atypicalis. Um único cão pode ser infectado por mais de um tipo de agente erliquial, e a coinfecção com outros agentes provenientes de carrapatos é comum (Nelson; Couto, 2010).
E. canis é o mais comum desses agentes e causa a doença clínica mais grave; ela é mantida no ambiente, passando do carrapato para o cão. Rhipicephalus sanguineus e