trabalho CARRAPATOS
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
INTRODUÇÃO
O carrapato, carraça ou chato (como são conhecidos) é um artrópode da ordem dos ácaros, classificado nas famílias Ixodidae ou Argasidae. São ectoparasitas hematófagos e se encontram difundidos por toda a Terra exceto na Antártida. São encontrados tanto no campo como na cidade ( vivendo em touceiras, capim, no chão, entre as madeiras em climas úmidos ou secos), pois o principal motivo de sua ação é o ser humano ou animal de cujo sangue se alimenta, é um dos principais vetores de microganismos patogênicos incluindo vírus, bactérias, protozoários, rickétsias, e pelos danos diretos ou indiretos causados em decorrência do seu parasitismo.
Registros fósseis sugerem sua existência há pelo menos 90 milhões de anos, com mais de 800 tipos espalhados pelo mundo .O seu tamanho pode variar existindo espécies a partir de 0,25 mm de diâmetro.
Os carrapatos geralmente têm a forma oval e quando em jejum são planos no sentido dorso-ventral, porém após se alimentarem ficam convexos e até esféricos. Sua carapaça é composta por quitina, na forma de um exoesqueleto, bem resistente e firme em relação a sua pouca espessura.
Cor: preto, marrom, preto e vermelho, preto e amarelo, avermelhado (varia de acordo com a espécie) Os principais animais afetados por carrapatos são: cães, galinhas, cavalos, gado, gatos e até mesmo o homem. As espécies de carrapatos mais comuns no Brasil são: carrapato de cavalo, carrapato-estrela e o carrapato de boi (como são conhecidos popularmente)
FAMILIAS
Ixodidae
A maioria das espécies deste grupo de carrapatos é silvestre e habita florestas e pastagens, parasitando várias espécies de animais hospedeiros. Poucas espécies são encontradas em ambientes restritos, como ninhos e tocas de seus hospedeiros.
O desenvolvimento se completa em duas fases: uma parasitária que ocorre sobre o hospedeiro e outra de vida