Resenha "Filme com o dinheiro dos outros"
(Other People´s Money )
Direção de Norman Jewison , Roteiro: Jerry Sterner, Alvin Sargent , EUA, 1991
Tópicos explorados: Objetivos de Finanças, Conflitos de agência.
Este filme remete à análise da discussão dos objetivos que perseguimos no processo de gestão financeira.
O filme Com o dinheiro dos outros explora os eventuais conflitos associados às práticas financeiras, enfatizando as decisões do controverso personagem Lawrence Garfield.
Leia a resenha apresentada a seguir:
“É a história de uma indústria antiga, a New England, que fabrica um produto nobre – fio de cobre. A fábrica pertence a Jorgenson, um típico administrar “a moda antiga” que gerencia a empresa com sentimentos “ Uma empresa vale mais do que o valor de seu estoque”, porém, este é o problema, estes princípios levam a empresa perto do fim, porque não conseguiram pegar o bonde da modernidade. Podemos perceber isto pelas imagens de seu interior, veremos que a fábrica tem fumaça nos corredores, rolos de fios de cobre empilhados e tudo por ali não é muito organizado.
Já as propostas de Garfield (um Investidor Especialistas em fazer fortuna desmembrando grandes empresas e vendendo suas partes por preços extremamente lucrativos) é transformar a empresa em um negócio que visa lucros, e mais lucros.
Analisando estes dois pontos de vista, percebo que para uma empresa permanecer no mercado, é necessário que seus gerenciadores saibam analisar estes dois pontos de vista: Não ficar presos no passado e caminhar junto com a modernidade e não frisar apenas o lucrativo, valorizando também seus funcionários, fornecedores e compradores.“