Erlichiose canina
1. INTRODUÇÃO
A erlichiose é uma enfermidade infecciosa causada por bactérias pertencentes à família Riquetsias. Tal enfermidade atinge animais de todas as raças e idades e por ser potencialmente fatal para cães e animais pertencentes à família Cannidaes (PYLE, 1980) exige atenção ao diagnóstico e tratamento da doença, pois é considerada uma zoonose podendo ser transmitida do animal infectado para o homem. Sua transmissão se dá pela picada do carrapato marrom dos cães, Rhipicephalus sanguineus, infectados com Ehrlichia canis (OURO FINO) através do contato da saliva infectada do hospedeiro com o local da picada no animal (HOSKINS 1991, citado por DIAS, et al,2008 ). A doença apresenta três fases, sendo ela aguda, subclinica e crônica. Nos dias atuais a doença acaba por chegar ao estágio crônico demaciada vezes por falta de atenção do próprio medico veterinário, que não reconhece certos sintomas ou não solicita exames complementares para uma melhor análise da situação clinica do paciente. Por este motivo resolvemos fazer este projeto para uma futura revisão de literatura, atentando aos aspetos clínicos que animal apresenta para que o diagnóstico possa ser feito o mais cedo possível, facilitando assim o tratamento e aumentando as chances de sucesso do mesmo.
2. OBJETIVO
O objetivo desta revisão de literatura é destacar principalmente os sinais clínicos desta enfermidade para que seu diagnóstico possa ser feito o mais rápido possível evitando assim estágios mais severos da doença.
3. MÉTODO
Para atingirmos nosso objetivo foi uma revisão de bibliografia consultando sites, artigos científicos e livros com conteúdo adequado. O artigo cientifico “é um texto escrito para ser publicado num período especializado e tem o objetivo de comunicar os dados de uma pesquisa, seja ela experimental, quase experimental ou documental” (AZEVEDO, 2001, p.82). Artigo de revisão é a parte de uma publicação que