Relato 1 de estágio 1 do cederj
A realização do estágio é imprescindível, uma vez que através do estágio supervisionado os alunos de licenciatura vivenciam a realidade cotidiana de sua futura profissão e juntam a teoria à prática, o que para o aluno do curso de licenciatura é um grande desafio. “Não é só frequentando um curso de graduação que um indivíduo se torna profissional. É, sobretudo, comprometendo-se profundamente como construtor de uma práxis que o profissional se forma” (FÁVERO, 1992, p.65).
Neste relato serão abordados temas como a estrutura da escola escolhida, o contato com os profissionais, o ambiente escolar, as atividades a serem desenvolvidas durante o estágio, o projeto de estágio, o planejamento das 60 horas de estágio e o desenvolvimento dos 3 eixos de observação e co-participação.
2.0 Apresentação
Meu nome é Kátia da Silva Barcelos, tenho 32 anos, pertenço ao pólo de Cantagalo e estou cursando o 4º período do curso de pedagogia.
Não tenho experiência profissional nesta área, ainda não sou professora, o que torna o desafio ainda maior e o estágio ainda mais importante. No segundo grau fiz formação geral, pois meu interesse primeiro era ingressar na faculdade, contudo a vida nos leva para caminhos às vezes inesperados e hoje estou aqui, quem diria, apaixonada pela área da educação, querendo aprender sempre mais.
Minhas espectativas para este estágio são de enriquecer os conhecimentos que estão sendo adquiridos através do curso colocando verdadeiramente “a mão na massa” vivenciando as experiências da profissão, articulando teoria e prática em novas vivências.
3.0 Contato e Diagnóstico da escola escolhida para o estágio
Nome da escola: Creche Casarão
Endereço: Rua Moacir Pinho Coelho, nº 212, Retiro Poético, Cordeiro, RJ
Diretora: Rosania Maria Stael
Diretora adjunta: Sandra Cunha
Orientação escolar: Taiara Robadey
Supervisão escolar: Renata
Turma de estágio: Maternal II
Faixa etária da turma: 3 anos a 3 anos e 11 meses
Número de