Relativismo cultural um paralelo com os direitos humanos universais
SERVIÇO SOCIAL
ANA CAROLINA DINIZ BENZAQUEN
relativismo cultural
UM PARALELO COM OS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS
Contagem
2010
ANA CAROLINA DINIZ BENZAQUEN
relativismo cultural
UM PARALELO COM OS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social EaD da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Antropologia.
Profª. Giane Albizzetti
Contagem
2010
INTRODUÇÃO
Este texto tem por finalidade analisar o conceito de Relativismo Cultural, estabelecendo um paralelo os direitos humanos Universais. Tal estudo foi significativo agregando conhecimentos e experiências para que futuramente possamos aplica-las em nossa atividade profissional de assistência social. Procurei nortear a produção de texto seguindo as questões do conceito de Relativismo Cultural, em seguida sobre os Direitos humanos e a relação questionável entre eles. Para o conhecimento dos detalhes sobre este trabalho aproveitei a experiência e os materiais de varias atividades da minha militância nos Direitos Humanos em Minas Gerais, onde presido um grupo de combate à homofobia e participo de diversos Fóruns estaduais relacionados a temática, como o Fórum contra a Intolerância Religiosa, Inclusão Social, da Juventude e de promoção aos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais e Travesti (LGBT).
relativismo cultural UM PARALELO COM OS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS. O RELATIVISMO CULTURAL É UMA TEORIA SOCIAL POLÍTICA QUE DEFENDE A VALIDADE E AS CARACTERÍSTICAS DE QUALQUER SISTEMA CULTURAL E NEGA QUALQUER VALORIZAÇÃO MORAL E ÉTICA DESSES SISTEMAS. O relativismo cultural defende que o bem e o mal, o certo e o errado, e outras categorias de conceitos são relativos a cada cultura. O "bem" coincide com o que é "socialmente aprovado" numa dada cultura. Os princípios morais criam convenções sociais e devem ser baseados nas normas da nossa sociedade. Relativismo cultural é o princípio que prega que uma crença ou