Relatividade
António José Saraiva -- 2006-10-07 ajps2@hotmail.com Abstract - Este trabalho baseia-se na tradução de uma parte do livro original de
Einstein – Relativity: the special and general theory. À tradução juntámos os nossos comentários e as provas evidentes da existência de erros gravíssimos nas deduções básicas da teoria da relatividade. Curiosamente os físicos relativistas continuam a afirmar que as transformações de Lorentz verificam os postulados de Einstein quando se pode provar claramente o contrario.
Pensamos contudo que a teoria da relatividade está parcialmente correcta, como o prova a experiência, mas é certamente necessário repensar as bases teóricas da mesma.
Relativity: the special and general theory
( O download deste livro pode ser feito na Internet – Project Gutenberg )
Apêndice I
Dedução simples das transformações de Lorentz
Suplemento à secção 11 z' z
y'
v
y
x' k' x k Na orientação relativa dos sistemas coordenados indicados na figura, os eixos dos xx dos dois sistemas coincidem. No caso presente podemos dividir o problema em duas partes considerando primeiro só os eventos localizados no eixo dos xx. Qualquer desses eventos é representado em relação ao sistema coordenado k pela abcissa x e o tempo t, e em relação ao sistema k’ pela abcissa x’ e o tempo t’. Nós pretendemos encontrar x’ e t’ quando x e t são dados.
Um sinal de luz que se desloca ao longo do eixo positivo dos xx, transmite-se de acordo com a equação
1
ou
x = ct
(1)
x − ct = 0
Como o mesmo sinal tem de se transmitir relativamente a k’ com a velocidade c, a propagação relativamente ao sistema k’ será representada pela formula análoga x'−ct ' = 0
(2)
Os pontos do espaço-tempo, eventos, que satisfazem (1) devem também satisfazer
(2). Obviamente será esse o caso quando a relação
(3)
( x'−ct ' ) = λ ( x − ct )
seja verificada, onde λ indica uma constante;