Relat
g) O valor experimental da resistência correspondente aos resistores em paralelo é de 40,9 ohms. Este valor foi obtido dividindo a tensão pela corrente medidas no laboratório. O valor experimental da resistência é muito próximo do calculado analiticamente (41,2 ohms) com as resistências obtidas com o multímetro a partir da expressão 1. Requivalente = Expressão 1.
h) O ponto (V,I) em que a curva do circuito de resistores associados em paralelo e a lâmpada se interceptam é o (8,8V,214mA). Entre as medições feitas, a mais próxima deste ponto é a medida de tensão/corrente quando se aplica 9V aos circuitos.
*e) O gráfico apresenta duas retas com relação linear entre as variáveis I-V. Estes referentes ao circuito com um resistor e com dois associados em paralelo que desta forma se apresentam como ôhmicos. O valor de corrente para o circuito em paralelo medida é a metade da corrente medida com um único resistor. O gráfico também apresenta uma curva
Observa-se no gráfico a presença de dois resistores ôhmicos, pois apresentam uma relação linear entre as duas variáveis e a lâmpada não linear. Nota-se também, que os valores de corrente para o circuito com resistores em paralelo são aproximadamente o dobro do que os medidos no caso de um resistor único.
f) O valor da resistência de fio calculada experimentalmente é de 81,2 Ω,