relat rio
Foi realizado durante o dia 28/5 uma atividade no laboratório sobre partida de motores.
Materiais Utilizados:
1 Fonte ajustável de corrente contínua ( no caso utilizamos em 24 Vcc)
1 motor de indução gaiola de esquilo WEG 220/380V 1,44/0.834A 1710RPM 60Hz F.P =0,68 IP55
1 Botoeira de comando B1 com contato NA
1 Botoeira de comando B3 com contato NF
1 Contator Q1 com tensão de comando em 24 V
1 Relé Térmico
1 Disjuntor Trifásico
Cabos
Para esta instalação utilizamos a ligação com fechamento em Triângulo , pois nesta ligação a tensão é de 220V. Por questão de segurança foi utilizado a linha de comando em 24V Corrente Contínua , além de usar o relé térmico e o disjuntor trifásico para garantir a segurança da instalação.
A imagem abaixo ilustra o comando
A figura acima ilustra o esquema de potência
Conclusão
Após realizar esta ligação, foi observado através do amperímetro que no momento de partida a corrente tem um pico , e após certo tempo seu valor passa a ser o valor nominal.Nota-se também que no fechamento em triângulo a tensão é 220V e a Corrente 1,44 V , em estrela ocorre o oposto a tensão é maior (380V) e a corrente menor 0,834A.
Independente da ligação foi observado que a velocidade de rotação não se altera, pois isso é uma característica do motor em função do número de polos e da frequência da rede(60 Hz).
Em uma aplicação em indústria ou com cargas seria necessário utilizar um capacitor em paralelo para corrigir o fator de potência , pois este motor assíncrono tem um fator de potência baixo.Porém como foi apenas um experimento para visualizarmos o contudo explicado em aula , não houve necessidade de corrigir o fator de potência.
Neste circuito para ligar o motor é necessário apertar B1 , pois este é um contato NA que energizará o contator, porém não pode esquecer de ligar em paralelo com B1 um contato auxiliar do contator para realizar o selo.Se ocorrer alguma falha ou houver necessidade de desligar o