Relat rio
CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM AGRONEGÓCIO
ANDRESSA LAURA BIGOLIN
JULIANO MARCHETTI
PAOLA CRISTINA DE ANDRADE
CULTURA DA CENOURA
Trabalho sobre a cultura da cenoura realizado na disciplina de Agroecologia sob orientação do professor Eleandro Nei Alberti.
SÃO DOMINGOS/SC, ABRIL DE 2015.
Introdução
A cenoura é uma hortaliça da família Apiaceae, do grupo das raízes tuberosas, bastante cultivada na região Sul do Brasil. Tem um elevado teor de caroteno (provitamina A), uma pequena quantidade de vitamina C, contém óleos essenciais e pectina e é fonte de vitamina E. É uma das hortaliças mais populares do mundo. Os cultivares mais comuns têm raízes primárias de cor laranja, mas há também cenouras roxas, amarelas, vermelhas e brancas. Quanto à forma, as cenouras podem ser cilíndricas, cônicas ou arredondadas. Além das raízes primárias, que são consumidas cruas ou são utilizadas em muitos tipos de receitas culinárias, as folhas também sabor. O objetivo neste trabalho é demonstrar e explicar o que é necessário para ter uma produção de cenoura, levando a obter ainda mais produtividade e lucros.
Origem A cenoura foi originalmente cultivada na Ásia Central e nos países do Médio Oriente. As cenouras originais eram diferentes das que estamos acostumados hoje, elas apresentavam uma coloração roxa, comparado com a da berinjela. A cenoura não era um vegetal popular na Europa até o renascimento. Séculos mais tardes, no início do século XVII, os agricultores da Europa começaram a cultivar diferentes tipos de cenoura, assim se desenvolveu cenouras de cores alaranjadas que tinham uma boa aparência. Os Europeus favoreceram o crescimento dessa variação da cor laranja sobre a roxa, que foi e ainda é cultivada em outras áreas do mundo, incluindo o Sul da Ásia e o norte da África. Devido a sua popularidade elevada, no início de 1800, a cenoura foi o primeiro vegetal enlatado.
Clima
A temperatura é um fator