Relat Rio
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
ÁREA: MANIPULAÇÃO
MARINGÁ - PR 14 DE JULHO DE 2014
_________________________________________________________________
1. INFORMAÇÕES GERAIS
Módulo: Manipulação
Período: 07 de Julho de 2014 a 08 de Agosto de 2014
Carga Horária: 150 horas
2. OBJETIVO DO ESTÁGIO
Observação e prática das variadas técnicas de manipulação de diversas formas farmacêuticas, bem como a observação de todo processo de obtenção das formulações e bom funcionamento de uma farmácia de manipulação.
3. DESENVOLVIMENTO
3.1. Período de Realização do Estágio: 07 de Julho de 2014 a 08 de Agosto de 2014
3.2. Carga Horária: 150 horas
3.3. Formas Farmacêuticas
3.3.1. Biscoitos
Biscoitos, são formas farmacêuticas preparadas a base de substrato de ração, com ingredientes vegetais as quais se incorporam os princípios ativos. Desenvolvida exclusivamente para administrar medicamentos em animais devido ao mascaramento do sabor, permite incorporar em uma única unidade doses que ficariam em diversas cápsulas.
Seu aspecto é idêntico ao dos biscoitos ordinários e o seu uso destina-se, principalmente, tornar a medicação mais agradável (VIEIRA F. et. al, 2004)
3.4.2. Soluções
Em termos farmacêuticos, soluções são preparações líquidas que contêm uma ou mais substancias químicas dissolvidas em um solvente adequado. Em ralação ao seu uso, uma solução farmacêutica pode ser classificada como oral, ótica, oftálmica ou tópica. (ALLEN JR., 2007)
3.4.3. Suspensões
Suspensões são formas farmacêuticas compostas por duas fases: líquida e sólida. As partículas sólidas são insolúveis na fase líquida, mas por meio de agitação podem ser facilmente suspensas. As suspensões podem ser utilizadas para formulações de uso oral, uso tópico na pele e mucosa e uso parental. (VIEIRA F. et. al, 2004)
Esta forma farmacêutica é ideal para veicular princípios ativos insolúveis em