Relat Rio P
Introdução
È um conjunto de dispositivos interconectados por cabos (ou trilhas em placas condutoras) munidos de uma fonte arrumados de modo a produzirem uma tarefa especifica.
Os circuitos precisão formar sistemas fechados. O experimento em questão analisará a Lei de Ohm, com a associação de resistores em série e paralela calculando-se a sua respectiva resistência equivalente (Req) utilizando-se materiais como, multímetro, fonte de alimentação (gerador), resistores e cabos condutores. Os componentes citados têm função específica, tal como, a fonte é a fornecedora de tensão que produz a corrente; o resistor controla a intensidade da corrente; os cambos condutores são responsáveis por transmitir a corrente e tensão no sistema fechado; e o multímetro será responsável por medir a corrente e tensão do sistema.
1
1. Fundamentação Teórica
A associação de resistores é bastante utilizada para controlar ou alcançar um nível de resistência onde um único resistor não é suficiente. Qualquer associação de resistores será representada pelo Resistor Equivalente, que representa a resistência total dos resistores associados. Associação em série: Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é igual à soma de todos os resistores que compõem a associação. A resistência equivalente de uma associação em série sempre será maior que o resistor de maior resistência da associação.
Características:
•
A corrente elétrica que passa em cada resistor da associação é sempre a mesma:
i = i1 = i2 = i3 = i 4 ...
•
A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores:
•
V = V 1 = V 2 = V 3 = V 4 ...
A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R . i , então teremos a equação final:
Req i = R1 i1 = R2 i 2 = R3 i3 = R4 i 4 ...
Req i = R1 i = R2 i = R3 i = R4 i ...
Como todas as correntes são iguais, podemos dividir toda equação pela corrente e assim eliminarmos esse termo da mesma, que é encontrado em todos os