Relat rio Psicologia cotidiano
CURSO DE PSICOLOGIA
ESTÁGIO BÁSICO DO NÚCLEO COMUM
FICHA DE REGISTRO DE OBSERVAÇÃO
Disciplina Psicologia do Cotidiano
Dados de Identificação dos Alunos:
Santana de Parnaíba
Março 2015
RELATÓRIO DE ESTÁGIO MENSAL I
Para a realização deste trabalho, fomos orientados a observar os fenômenos da vida diária, onde deveríamos escolher um tema ou fenômeno relacionado ao cotidiano. Escolhemos o fenômeno intitulado por: “Geração celular e a maneira como o uso intenso desse aparelho afeta a vida das pessoas”; procuramos observar as pessoas e sua interação com o celular em diferentes locais, tais como shoppings, transportes públicos, ônibus, trem/metrô, no trânsito, em casa, em praças de alimentação, em hospitais, local de trabalho, entre outros. Além da observação, o objetivo do trabalho é que possamos questionar e refletir sobre o fenômeno escolhido a fim de perceber os aspectos positivos e negativos, desconstruindo preconceitos e refletindo sobre o que está estabelecido como natural e verdadeiro na sociedade.
Em nossas observações, percebemos que independente da idade, a maioria das pessoas hoje possuem um aparelho de celular e estão conectadas ao aparelho que de fato tornou-se um objeto essencial ao nosso cotidiano, porém apesar de servir para nos conectar com as pessoas mais distantes, os aplicativos que cada vez tornam-se mais interessantes, com jogos, músicas e outras atividades de entretenimento, faz com que o celular se torne um objeto viciante, que também afasta as pessoas que estão próximas, e as conversas presenciais já não são mais tão frequentes.
Notamos que muitas vezes as pessoas dão mais atenção ao aparelho do que efetivamente para as pessoas que estão ao seu redor, a grande maioria das pessoas que observamos estavam falando ao celular ou trocando mensagens, estavam sempre conectadas com o mundo virtual e aparentemente dispersas do momento presente. Porém nem tudo é negativo, nos surpreendemos ao