Relat Rio PSF
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA AOS PSFs
E SUS
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Prática Assistida I. Centro de Educação Superior de Guanambi – CESG
Faculdade Guanambi – FG.
Orientador: Professor Romeu Moura.
GUANAMBI-BA
2015
Introdução
O Programa de Saúde da Família (PSF) foi implantado pelo ministério da saúde no ano de 1994, com objetivo de prestar um atendimento de qualidade, integral e humano em unidades básicas municipais, garantindo o acesso a assistência e à prevenção em todo o sistema de saúde, de forma a satisfazer as necessidades de todos os cidadãos.
Segundo o ministério da saúde os PSFs estão capacitados a resolver cerca de 85% dos problemas de saúde da comunidade. Portanto, é necessário dispor de recursos estruturais e equipamentos compatíveis que possibilitem a ação dos profissionais de saúde em relação a esse compromisso, e para que a assistência realizada pelo PSF seja completa, o ministério da saúde recomenda que se siga uma estruturação ideal da unidade básica. Mas, não é isso o que acontece em todos os casos, nem todos PSFs são construídos e planejados de acordo com as recomendações do ministério da saúde, muitos são improvisados a partir de casas ou estabelecimentos alugados ou cedidos que passam por uma adaptação para atender as necessidades da comunidade.
Desenvolvimento
Com o objetivo de “mostrar” tais diferenças, fizemos visitas à dois PSFs de Guanambi, o PSF do bairro Santo Antônio (PSF 1) no dia 14/04/2015 e o PSF Santa Luzia (PSF 2) no dia 06/05/2015, no qual o PSF 1 foi construído e planejado segundo as recomendações do SUS, e o PSF 2 funciona em uma casa que foi adaptada para funcionar como PSF.
Os dois PSFs contém recepção e possuem sala de enfermagem, na qual o enfermeiro realiza seus procedimentos, como o pré-natal. Percebe-se que a sala de procedimentos de ambos funcionam da mesma forma, no qual, há administração de medicamentos, aferição de pressão arterial,