Jungle Lodge
Jungle Lodge, como o próprio nome anuncia, é o alojamento localizado na selva. A palavra lodge serve para identificar pequenas casas que, no campo, são utilizadas por caçadores ou esportistas. Já lodging tem o significado de acomodação temporária. Essa denominação para os hotéis de selva remonta a meados do século XX.
Nos tempos da África colonial, ingleses e portugueses ofereciam acomodações na selva ou nas savanas com os confortos possíveis (luz de gerador, ventiladores, camas cobertas com véus contra mosquitos, chuveiros com água encanada e muita natureza) nas reservas e estações de criação de animais. Escritores famosos chegavam da Europa para passar um tempo dedicando-se a seus livros e a curtir um pouco a natureza em safáris de caça ou de fotografia.
Os hotéis de selva passaram a ser pensados dentro de tais conceitos. Os projetos tidos como os mais modernos ou engajados são aqueles que propõem uma convivência harmoniosa no local onde são construídos, proporcionando aos usuários uma boa dose de conforto, que, sem perder o charme da natureza e do lugar, oferecem segurança e a possibilidade de conviver com a natureza sem agredi-la. Além disso, tais estabelecimentos oferecem ainda atividades diurnas e/ou noturnas para levar hóspedes a vivenciar interações com a vida selvagem só possíveis em lugares como aqueles. São visitas a trechos de matas, rios ou reservas, onde é possível ver de perto animais, aves ou espécies raras de plantas.
Geralmente, os projetos de hotéis dessa natureza estão integrados a outros projetos de visitas e safáris fotográficos. Trata-se de um nicho de mercado que foi muito bem compreendido por empresas de arquitetura de diferentes países, com mercado em várias partes do mundo. A proposta de integração à paisagem é levada ao extremo e muitos deles têm unidades habitacionais e até mesmo varandas que servem de mirantes, no topo das árvores, para se ter uma vista da selva. Os hotéis de selva levam em conta todos os aspectos ligados