rochas ornamentais e industriais
Este trabalho será realizado no âmbito da disciplina de geografia, cujo tema é “Rochas industriais e ornamentais”.
Iremos desenvolver o tema falando de algumas rochas industriais e ornamentais definindo-as explicando a sua origem e importância. Falaremos também no que contribuem para o país em termos económicos e não só. A informação será retirada do manual de geografia A adaptado na nossa escola, de apontamentos retirados nas aulas e também da internet.
No final iremos apresentar o trabalho à turma de modo a que percebam o tema.
Rochas Ornamentais
As rochas ornamentais são utilizadas na ornamentação de edifícios e ruas e também na construção de mobiliário e de peças de decoração graças á sua beleza. Estas estão subdivididas em grupos de acordo com a sua composição.
Rochas Carbonatadas: são as mais importantes, quando se fala de rochas ornamentais, pois são as mais utilizadas na industria da construção civil, são também as mais comercializadas, tanto a nível interno ou externo. Neste grupo a rocha que mais de destaca é o mármore mas existem outros exemplos tais como: o calcário microcristalino e sedimentar e brecha calcária.
Mármore: rocha metafórica originada de calcário exposto a grandes temperaturas e pressão. No nosso pais existe em grande abundância, no triângulo de Estremoz Vila Viçosa e Borba é onde possui a maior jazida nacional, sendo de lá que vem 90% do mármore extraído em Portugal, em que os grandes consumidores são Espanha, Itália, França, Inglaterra, Alemanha, Japão e Arábia Saudita.
Rochas siliciosas: são rochas de exploração industrial. A rocha que mais se destaca neste grupo é o granito, mas tem também outras rochas tais como: sienito, gabro, serpentinito, diorito e pórfido ácido.
Granito: rocha ígnea de grão fino, médio ou grosseiro. É constituísda por quartzo, feldspato, micas anfíbolas, piroxenas e olivina. Alguns destes constituintes