Trabalho De Arquitetura De Redes De Computdores
Daniel Ribeiro
Motivos pelos quais o modelo OSI não estar sendo usado nos dias de hoje
Letícia Costa Lima – 201301716413
Redes de Computadores – Manhã
Modelo OSI
Os modelos de referência OSI e TCP/IP têm muito em comum. Os dois se baseiam no conceito de uma pilha de protocolos independentes. Além disso, as camadas têm praticamente as mesmas funções. Por exemplo, em ambos os modelos estão presentes as camadas que englobam até a camada de transporte para oferecer um serviço de transporte fim a fim independente da rede a processos que desejam se comunicar. Essas camadas formam o provedor de transporte.
Apesar dessas semelhanças fundamentais, os dois modelos também têm muitas diferenças. As principais diferenças existentes entre os dois modelos de referência. É importante notar que estamos comparando os modelos de referência, e não as pilhas de protocolos correspondentes. Para examinar as semelhanças e as diferenças entre o TCP/IP e o OSI são: O modelo OSI tem três conceitos fundamentais: Serviços, Interfaces, e Protocolos. Provavelmente, a maior contribuição do modelo OSI é de se tornar explícita a distinção entre esses três conceitos. Cada camada executa alguns serviços para a camada acima dela. A definição do serviço informa o que a camada faz, e não a forma como as entidades acima dela o acessam ou como a camada funciona. Essa definição estabelece a semântica da camada. A interface de uma camada informa como os processos acima dela podem acessá-la. A interface especifica quais são os parâmetros e os resultados a serem esperados. Ela também não revela o funcionamento interno da camada.
A camada pode usar os protocolos que quiser desde que eles viabilizem a realização do trabalho (ou seja, forneçam os serviços oferecidos). Ela também pode alterar esses protocolos sem influenciar o software das camadas superiores. Essas ideias se adaptam perfeitamente aos novos conceitos da programação orientada a objetos.