Relat rio Ordena o
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DOS ALIMENTOS
RELATÓRIO DE ANÁLISE SENSORIAL
Método Discriminativo:
Teste de Ordenação
Tatiana Lopes Fialho
LAVRAS - 2013
1. INTRODUÇÃO
No setor de alimentos, a análise sensorial é de grande importância por avaliar a aceitabilidade mercadológica e a qualidade do produto,sendo parte inerente ao plano de controle de qualidade de uma indústria. É por meio dos órgãos dos sentidos que se procede a tal avaliação, e, como são executadas por pessoas, é importante um criterioso preparo das amostras testadas e adequada aplicação do teste para se evitar influência de fatores psicológicos, como por exemplo, cores que podem remeter a conceitos pré-formados. (SOUZA, 2012)
Em geral, uma equipe é disponibilizada para analisar as características sensoriais de um produto com uma determinada finalidade. Esta avaliação pode ocorrer na seleção de matéria-prima para o desenvolvimento de um novo produto, para verificar o efeito de processamento, para analisar os atributos de aceitação de um produto, entre outros. São elaborados métodos de avaliação distintos a fim de se conseguir o objetivo específico de cada análise. O resultado da avaliação deve ser individual e conforme o teste aplicado. Através da análise estatística, confirma-se a viabilidade do produto. (TEIXEIRA, 2009)
O teste de ordenação é um método discriminativo que tem o objetivo de comparar a diferença entre diversas amostras com relação à intensidade de um atributo específico. Este teste é utilizado para verificar se as amostras diferem entre si, mas não determina o grau de diferença que existe entre elas. (DUTCOSKY, 2011)
É um teste direcionado à avaliação de um único atributo.
Para a execução do teste, recomenda-se uma equipe selecionada, podendo ou não ser treinada, com16 ou mais provadores.
2. OBJETIVO DA AULA
Realização da aula prática com ensinamento sobre a forma de realização do teste de ordenação e análise dos resultados.
3.