Relat rio Movimento de rotação
Carlos Rogério Sousa Verde Júnior – 2013048622
Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Este relatório se refere ao experimento feito sobre rotação. Procurando medir os fenômenos da velocidade angular e aceleração angular que acontecem em movimentos de rotação. Foram usados equipamento de rotação para criar o movimento rotacional e anéis com massas diferentes a fim de observar qual o efeito suas massas exercem sobre o movimento.
INTRODUÇÃO O movimento de rotação é extremamente comum e conveniente no nosso dia a dia. Se tomarmos como exemplo o nosso planeta. Sabemos que o movimento de rotação que a Terra faz em torno de seu próprio eixo, é responsável pela sucessão de dias e noites assim permitindo que a vida se perpetue na terra. Também é possível observar esse tipo de movimento em outros corpos, por exemplo: pião, pneus de automóveis, dobradiças de porta e etc.
ABORDAGEM TEÓRICA O movimento de rotação é um tipo de movimento circular no qual o objeto gira em torno do seu próprio eixo, assim todos os pontos do objeto traçam uma trajetória circular. As forçar presentes nesse movimento são a velocidade angular e a aceleração angular. A velocidade angular mostra a taxa na qual a direção do corpo muda, já a aceleração angular mostra a taxa na qual a velocidade muda.
A velocidade angular pode ser representada pela seguinte equação: onde T é o período de rotação.
A aceleração angular pode ser medida pela seguinte equação:
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS No experimento foram utilizados 4 equipamentos:
Aparelho de rotação: um aparelho que possui uma haste que quando rotacionada acaba por fazer o “peso estriado” subir e descer com o seu movimento.
Trena: fita métrica usada para medir objetos em geral.
Cronometro: aparelho usado para fazer os registros de tempo.
“Pesos” em disco e estriados: são anéis com uma determinada massa usados para observar como a sua massa influenciaria no movimento. Os “pesos” em disco são anéis completos, enquanto os