Relat rio Medidas El tricas em Corrente Alternada
Universidade do Estado do Amazonas – UEA
Escola Superior de Tecnologia – EST
“MEDIDAS ELÉTRICAS EM CORRENTE ALTERNADA”
Manaus – AM
diorge ramon ANDRADE brito
“MEDIDAS ELÉTRICAS EM CORRENTE ALTERNADA”
Relatório apresentado à disciplina Laboratório de Circuitos Elétricos II, sob a responsabilidade do Prof. Reinel Beltrán Aguedo, como requisito parcial de avaliação.
Manaus – AM
SUMÁRIO
1. Objetivos 4
2. Introdução Teórica 5
3. EXPERIMENTO 6
4. QUESTÕES 7
5. conclusão 10
1. Objetivos
Utilizando o simulador de circuitos elétricos, Multisim 14.0, familiarizar-se e conhecer as medidas elétricas de um circuito agora em corrente alternada. Observar também o comportamento das ondas senoidais e suas características intrínsecas.
2. Introdução Teórica Nos circuitos de corrente contínua, a resistência é a única grandeza que expressa o impedimento à passagem de corrente elétrica. Em corrente alternada, existem outros efeitos além do resistivo que influenciam a passagem de corrente no circuito; por exemplo, a indutância quando o circuito contem bobinas, ou a capacitância quando o circuito contem capacitores. Deste modo, a razão tensão/corrente em um circuito de corrente alternada não depende apenas das resistências elétricas o mesmo.
Por esse motivo a razão entre tensão e corrente em um circuito de corrente alternada recebe um outro nome: impedância, um termo que foi proposto por Oliver Heaviside em 1886. Heaviside deu grandes contribuições à teoria eletromagnética, tendo reformulado as equações de Maxwell na notação vetorial moderna. As contribuições de Heaviside também incluem o cálculo vetorial, métodos de resolução de equações diferenciais e teoria de circuitos elétricos e linhas de transmissão, além de ter introduzido outros termos como indutância, condutância e eletretos.
No experimento a seguir será observado o comportamento de uma onda senoidal num circuito