Relat Rio Lei De Boyle
A Lei de Boyle recebe esse nome em homenagem a Robert Boyle, que obteve a mesma através de experimentos feitos com o ar e a publicou em 1662. Esta lei consiste em afirmar que se existir temperatura constante para uma quantidade fixa de massa, a pressão e o volume de um gás são inversamente proporcionais. Mas outra definição da mesma lei pode ser explanada de uma forma diferente, onde o produto entre volume e pressão é sempre constante.
A equação matemática da lei de Boyle é:
Onde: p = Pressão do sistema.
V = Volume do gás. k = Constante que representa a pressão e o volume do sistema.
Outra fórmula baseada nos princípios da Lei de Boyle é:
Onde e são a pressão e volume originais, respectivamente, e e são considerados a segunda pressão e volume, obtidos depois da expansão ou compressão de um gás.
2. OBJETIVOS
Verificar as pressões obtidas através do giro do manipulo que causa a movimentação do pistão.
Analisar se o produto P.V permaneceu constante considerando o erro pré-determinado de 5%.
Buscar identificar as possíveis causas de uma variação no produto P.V mesmo que esteja dentro do erro admitido.
3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
O experimento foi feito em laboratório sob condições normais para se iniciar o experimento primeiro ajustou-se o aparelho abrindo a sua válvula para poder ajustar o pistão fazendo que tivesse volume máximo, depois fechou-se a válvula e girou-se o manipulo para poder movimentar o pistão até que sua pressão fosse a menor possível, em seguida mediu-se o volume do pistão sob essas condições, depois ajustou-se o pistão novamente deixando-o com um volume menor e medindo sua nova pressão, repetiu-se o processo oito vezes analisando e catalogando as suas novas pressões com o intuito de verificar se o seu produto PV permaneceu constante.
Fonte: http://www.3bscientific.com.br/imagelibrary/U17210/U17210_01_Aparelho-Boyle-Mariotte.jpg
4. RESULTADOS
Analisando as condições ambientes,