RELAT RIO Laboratorio
Microbiologia , Imunologia e Parasitologia
ESTÉTICA E COSMÉTICA
UNIFAFIBE BEBEDOURO - SP
PROFESSORA: Silvia H. Z. Sylvestre ALUNA: GIULIANA VANNUCCI BARRIONOVO 1º PERÍODO 1A 2015
INTRODUÇÃO:
As mãos estão sempre em contato com diversas superfícies e pessoas ao longo do dia e entramos em contato com várias bactérias todos os dias, é inevitável. Por isso, é muito importante a higienização das mãos de forma correta, várias vezes por dia, para o controle desses microrganismos, também de infecções e transmissão de doenças que são causadas por alguns destes. Foi feito uma experiência para verificar as bactérias em nossas mãos.
OBJETIVO: Testamos alguns antissépticos nas mãos para verificar sua eficácia contra as bactérias que estão presentes em nossas mãos, ver qual é a forma mais adequada para higienização e observar o crescimento das bactérias. A fim de observar o crescimento das bactérias, também fizemos análise do ambiente.
MATERIAL E MÉTODO:
Foi utilizado:
-Béker
-Meio de cultura Manitol e Mac Conkey
-Balança
-Água destilada
-Bico de Bunsen
-bastão
-Tela de amianto
-Tripé
-Placas de petri descartáveis
-Estufa
-caneta
-Swab
Antissépticos:
-Detergente
-Alcool 70% No dia 27/02 - Para preparar o meio de cultura, usamos Meio de cultura Manitol 0,5 g no Béker, realizando a pesagem em uma balança. Foi acrescentado 100 ml de água destilada no Béker. Foi necessário posicionar o Béker no tripé e tela de amianto para esquentar no Bico de bunsen e mexer a solução, até que ficasse transparente, sem deixá-la ferver.
Após isso, dividimos o liquido formado em média de 15ml nas placas de petri individuais de cada um na mesa do laboratório. Depois as placas de petri foram para a geladeira. Foi realizado todo o mesmo procedimento com o meio de cultura Mac Conkey, na proporção de 0,5g para 100 ml de água destilada e por fim separados também em cada placa de petri. Passado uma semana na próxima aula, retiramos as