Relat Rio Laborat Rio
Pesar, com a ajuda de uma Balança Analítica, quatro gramas de NaCl, colocar com um pouco de água destilada dentro de um Béquer e misturar com um Bastão de Vidro, até que o NaCl sólido se dissolva na água. Depois de dissolvido, colocar a solução líquida dentro de um Balão Volumétrico de Fundo Chato de 100 ml e completar com água destilada até a medida utilizando uma Pisseta e uma Pipeta com o Pipetador Tipo Pera para auxiliar a quantidade exata. Após completar a solução, tampar o Balão Volumétrico e misturar a solução para homogenizá-la.
PADRONIZAÇÃO DA SOLUÇÃO:
Depois que a solução tiver preparada, colocaremos 50 ml da solução dentro da Bureta. Debaixo da saída da Bureta, dentro do Erlenmeyer, serão colocados 50 ml de bifalato de potássio com três gotas de fenolftaleína, para mostrar quando a padronização estiver completa.
Abrir a torneira da Bureta e deixar pingar lentamente a solução e, enquanto a solução estiver caindo, ficar misturando com a mão, o Erlenmeyer. Quando a solução estiver completamente rosa, desligue imediatamente a torneira.
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PARA O PREPARO DA SOLUÇÃO:
1. Balança Analítica: É usada para se obter massas com alta exatidão.
2. Béquer: É de uso geral em laboratório, servindo para dissolver substâncias, efetuar reações químicas, aquecer líquidos, etc.
3. Bastão de Vidro: Serve para agitar ou transferir líquidos de um recipiente a outro. Ela é feita de vidro para não causar uma reação química na substância em questão.
4. Balão Volumétrico de Fundo Chato: Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções com precisão em laboratório. É utilizado para preparo de soluções e para medir com precisão um volume único e fixo descrito no balão.
5. Pisseta: Frasco de plástico usado para lavagens de materiais ou recipientes através de jatos de água, álcool ou outros solventes.