Relat rio Laborat rio
Alunos: Vinicius Barreto Torres Daniel Vasco Rocha
Matrícula: 13/0018406 Matrícula: 13/0024201
1 – 2015/1
Experiência No 08: Circuitos RLC
Objetivo:
Analisar o comportamento, do transitório ao regime permanente, de circuitos de segunda ordem quando excitados por uma onda quadrada.
Especificações de projeto:
Mantendo L e C fixos, deveríamos escolher os valores de R para se obter os casos sub-amortecidos, sobreamortecidos e criticamente amortecidos. Observando no osciloscópio a forma de onda da tensão no capacitor em cada um desses três casos. No pré relatório chagamos á conclusão de que a resistência apropriada para não ocorrerem oscilações (criticamente amortecido) deveria ser de 348 ohms onde (R/2L)2=(1/LC) e as raízes da equação característica são iguais. Para o caso sub-amortecido onde (R/2L)2<(1/LC) tem-se duas raízes complexas e nesse caso podemos colocar a década resistiva em 0 ohms onde observamos oscilações com queda de amplitude.E por fim tem-se o caso sobreamortecido onde (R/2L)2>(1/LC) com duas raízes reais q satisfazem a equação característica definida como:
Diagramas: Finalização:
Experimentalmente observamos que o real caso para q a função não sofresse oscilação era colocando uma resistência de aproximadamente 260 ohms, diferente daquela calculada no pré relatório, porem esta qual esta dentro da margem de erro aceitável tendo em vista que na pratica devemos considerar as resistências internas dos equipamentos de medição como o gerador de ondas por exemplo. Efetivamente os gráficos analisados para os casos subamortecido,criticamente amortecido e