RELAT RIO LAB
Engenharia de Produção
Relatório Aula Experimental
Uberlândia
2015
Sumário
1. Introdução 3
2. Materiais e Reagentes 3
3. Procedimento Experimental 4
4. Resultados e Discussões: 5
5. Conclusão 8
6. Referências 8
1. Introdução
O teste da chama consiste em detectar os íons baseados na espectrometria de cada elemento. Consiste em realizar, com ajuda de uma chama, a excitação do elétron para que ele mude de nível e nisso resulte na emissão de cor, onde se pode identificar qual é o elemento químico.
A densidade dos sólidos e líquidos visa identificar a diferença de densidade de várias amostras diferentes. Com esse teste é possível encontrar de forma simples qual é aquele que ocupa maior ou menor densidade em relação a sua massa e volume.
Realizando o processo de centrifugação consigamos separar os diferentes elementos presentes em uma solução. Primeiramente é feito uma filtração simples para recolha apenas do líquido e sua possível separação. Por esse processo é feito de forma acelerada a decantação dos elementos presentes na solução e sendo possível identifica-los.
2. Materiais e Reagentes
Béquer;
Proveta;
Espátula;
Tubo de ensaio;
Funil;
Suporte universal;
Garra;
Filtro de Papel;
Balança Analítica;
Bico de Bunsen;
Amostra D e E;
Amostra X desconhecida;
Água destilada;
Óleo Vegeta;
Álcool;
Solução de HCl;
NaCl;
KCl;
CuSO4;
BaSO2;
CaCl2;
SnCl2.
3. Procedimento Experimental
Etapa A: Teste da Chama
Inicialmente usou-se uma espátula emergida em solução de HCl para retirada dos ions de outros elementos e melhor aderência da amostra e logo em seguida seca em Bico de Bunsen, após isso foi coletado uma pequena porção de cada elemento e levado na chama do Bico de Bunsen e observado a coloração apresentada em cada elemento.
Etapa B: Densidade dos Líquidos
Com auxilio de uma balança foi pesado e tarado uma proveta limpa e livre de água. Retirou-se a proveta da balança e colocou 50 mL de uma amostra e