Relat Rio De Lab
Este relatório tem por objetivo apresentar as técnicas básicas de uso de vidrarias, sejam elas volumétricas ou simples, e equipamentos utilizados em laboratório, assim como os métodos de filtração e pesagem.
Introdução.
A execução de qualquer experimento na Química envolve geralmente a utilização de uma variedade de equipamentos e materiais de laboratório com finalidades específicas, entre elas há as vidrarias de Laboratório, filtração e pesagem.
As vidrarias de laboratórios são em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Entretanto, as vidrarias de laboratório devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado é mais trabalhado que quaisquer outros vidros, por isso mais caros. Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseio das vidrarias. Existem também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento.
Por sua parte, os processos de filtração seja para a obtenção de uma amostra para análise ou para a produção de um medicamento líquido, ela é um processo bastante comum em laboratórios. Isto porque existem várias formas de se realizar uma filtração e diversas metodologias e processos nos quais ela se faz necessária.
A filtração no ambiente laboratorial consiste em passar um fluido (líquido ou gasoso) para reter substâncias (sólidas ou não) através de um aparato (filtro).
Quase toda análise química envolve uma operação de pesagem, tanto para medir a quantidade de uma amostra, como para preparar soluções-padrão. Em química analítica trabalha-se com massas de ordens muito pequenas, da ordem de poucos gramas até alguns miligramas ou menos.
O procedimento de pesagem é na maioria das vezes feito pela balança analítica. A balança analítica tem sido, por muitos anos, uma importante ferramenta em tarefas de metrologia, inspeção, e produção em