RELAT RIO Fis ca
TÉCNICO DA AULA DE FISÍCA.
(Laboratório)
Colégio Estadual Landulfo Alves
Data: 31/07/2015
Alunos: Alisson Santos e Roberto Marlei
Profº: Felix Nobre
Turma: 2 FM / Turno:Matutino
Índice
Correntes de convecção.
Condução de calor.
Dilatação térmica.
Dilatação Linear.
Dilatação Volumétrica
Verificação de Correntes de Convecção
1. O fogo produz o calor que aquece o ar deixando ele menos denso o ar quente sobe e se choca com a hélice a fazendo girar.
Após que a fonte de calor acaba a hélice continua girando pela energia inércia, até que acabe e volte a repouso.
Condução de Calor
2. A fonte de calor aquece a ponta da barra, transfere a energia para as partículas de Metal, que começa a vibrar e cair.
Como se explica o processo da condução com modelo cinético-molecular?
R= As moléculas estão bem mais próximas que os líquidos e gases. Como a interpretação entre os íons é muito intensa, eles vibram em torno de sua posição, mas não saem do lugar.
Dilatação Térmica
3. A fonte de calor aquece a barra de alumínio que conduz o calor mais rápido aquecendo o material ocorrendo um crescimento de suas dimensões. Fazendo com que o ponteiro gire.
- Dilatação significa: crescimento
Dilatação Linear
4. Quando são submetidos a uma variação de temperatura eles dilatam, ou seja, eles sofrem aumento ou diminuições nas duas dimensões. E muitas vezes esses acréscimos são bem pequenos que não chegam a ser notados a olho nu, é preciso de equipamentos apropiados.
Dilatação Volumétrica
5. O vapor quente canaliza através de uma mangueira que foi pra haste metálica que foi anunciado pelo relógio, uns acréscimos na barra. Podemos ver depois que o vapor passa pela barra de metal, a mesa fica salpicada de água por estar em vapor à água volta ao seu estado liquido. Além disso, temos ajuda do dilatômetro, termômetro, e etc.
Atividades Laboratorial.
L0= 500 mm
T= 10° c
L= 0, 54 mm X= 0, 54 = 0, 54 500.10 5000
X=