aula 4 OSTEOLOGIA
O estudo da osteologia é importante pela ação dos ossos e esqueleto na proteção das partes moles do corpo, conformação e sustentação do corpo, como sistema de alavanca, na produção de células sanguíneas e por ser depósito de íons Ca e P.
Ele constitui-se de peças ósseas (ao todo 206 ossos no indivíduo adulto) e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos. Osteologia:
– Etimólogo: Grego: osteon = osso + logus = estudo /
Latim: Os = osso
– Anatômico: é a parte da anatomia que estuda os ossos e suas relações entre si.
Ossos:
São órgãos rígidos, esbranquiçados, constituídos por tecido conjuntivo mineralizado que reunidos entre si participam na formação do esqueleto.
Possuem nervos e vasos sanguíneos.
Esqueleto: É um conjunto de ossos e tecido cartilaginoso unidos entre si para dar conformação ao corpo, proteção e sustentação de partes moles.
O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:
1-Esqueleto axial: formado pelos Ossos axiais: ossos que formam o eixo principal do corpo (caixa craniana, coluna vertebral caixa torácica).
2-Esqueleto
apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).
Classificação dos ossos:
Os ossos são classificados de acordo com a sua forma em:
Ossos Longos: são ossos cujo comprimento predomina sobre a largura e espessura. Apresentam canal medular.
Partes:
Diáfise: corpo do osso.
Epífise proximal e distal: extremidades do osso.
Metáfises proximal e distal: região entre a epífise e a diáfise.
Canal medular: cavidade na diáfise do osso para alojar a medula óssea.
Ossos
Curtos:
têm as três extremidades praticamente equivalentes e são encontrados nas mãos e nos pés. Exemplos: calcâneo, tarsos, carpos.
Ossos alongados: são ossos cujo comprimento predomina sobre a largura e